segunda-feira, 11 de junho de 2018

Nada espontâneo

Meu novo artigo:


Não só o Brasil, muitos Países também se encontram convulsionados pelos efeitos da globalização financeira. Assim, os fenômenos econômicos, políticos, sociais que varrem o mundo despertam o interesse de todos.

Com a velocidade das comunicações o planeta parece não ter fronteiras, o indivíduo é instado pelos profetas da “pós-verdade” a se sentir cidadão mundial onde tudo é rápido, o que vale são as novidades ininterruptas nesse falso presente contínuo definitivo. Até a História seria irrelevante.

Porém isso é obra de ficção porque a quem almeja alguma participação nos acontecimentos que envolvem a sociedade francesa, norte-americana, norueguesa etc. etc., exigem-se os direitos de cidadania ou será um zero à esquerda, se for imigrante ilegal um pesadelo terrível.

Portanto, como somos brasileiros, é aqui que devemos exercer o nosso protagonismo, o resto é quinquilharia.

Mas as notícias falsas, fake news, tornaram-se uma pandemia, por isso muitos retornam a atenção aos tradicionais jornalões em versão online, mesmo conscientes que suas linhas editoriais produzem notícias falsas, campanhas políticas, ideologizadas.

Porque sabe-se a origem de onde foram publicadas, embora a maioria delas faça parte da agenda cultural do capital financeiro, uma espécie de plataforma global do rentismo.

A informação é acompanhada sistematicamente de conteúdo “pilhado” para desconstruir os mecanismos racionais das pessoas, conduzi-las a um estado de espírito de ferocidade e intolerância, útil à manipulação “ideológica”.

E não importa a linha “ideológica” mas que a pessoa seja “integrada” naquilo que chamam “efeito manada” cuja direção é irrelevante, tanto quanto a duração do “estouro da manada”.

Em pouco tempo, às vezes horas, logo se forma outra tempestade de ódios difusos e antagônicos. Vale dizer que o antagonismo é imperativo, o que não pode existir mesmo é o consenso.

Uma dessas celebridades nacionais disse numa entrevista que já foi humilhada quatro vezes nas redes sociais e entrou em depressão - uma outra pandemia - mas viu que horas depois a esqueceram, outros passaram a ser humilhados.

Diante da grave e profunda crise que vive o País é fundamental encontrar a saída para retomar o desenvolvimento, a vida democrática, a saúde mental da sociedade brasileira em meio a essa Guerra Híbrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário