sábado, 2 de junho de 2018

Pós-História

Meu novo artigo:


A Pós-verdade é uma necessidade impositiva de negar os valores da humanidade tidos como universais. Ela não surgiu de repente, foi evoluindo até adquirir a força destruidora da verdade.

Com o advento das redes sociais o fenômeno assumiu caráter de epidemia na medida em que não só os conceitos mas a verdade objetiva passou a ser questionada ao bel-prazer da ideologia de cada um. As informações sobre os acontecimentos adquiriram dimensão anárquica.

Isso assumiu tal proporção que a notícia de um episódio que realmente tenha existido pode não apenas ter várias versões mas ser substituída por outra absolutamente contrária à realidade.

Daí para o total nonsene foi um salto com as fake news que se transformaram em pesadelo para os indivíduos que desejam saber o que de fato é verdadeiro.

As fakes news atingiram tal sofisticação que a inverdade pode ser acompanhada de imagens e sons. A pós-verdade tornou-se tão poderosa que as pessoas menos atentas preferem o falso como informação que a narrativa fiel propriamente dita.

As redes sociais transformaram-se em incríveis veículos difusores das notícias falsas; as fake news com seus robôs manipuladores, a possibilidade de agentes políticos e econômicos influentes ditarem os rumos, as versões dos acontecimentos que lhes interessam.

O Historiador Eric Hobsbawm narrou o fenômeno profetizando, ainda no século XX, que as novas gerações corriam o risco de ser educadas “em uma espécie de presente contínuo, onde não há referências certas do passado, nem perspectivas de qualquer análise sobre o futuro”.

O sociólogo Zygmunt Bauman chamou os novos tempos de uma “sociedade líquida” que se amolda aos interesses dos sistemas hegemônicos, com graves transtornos psíquicos individuais e coletivos.

Cada um narra com suas inclinações “ideológicas”, como afirmar que Santos Dumont e seu 14 Bis nunca existiram ou que a Mona Lisa de Leonardo da Vinci é falsa porque obra de embusteiros.

Umberto Eco linguista e filósofo italiano alertou: há a paranoia psiquiátrica onde o paciente acha que está sendo perseguido pelo mundo. E existe nas redes sociais a paranoia social onde pessoas acham que o mundo persegue o seu grupo da internet.

Além disso tudo a pós-História, a pós-verdade, as fake news são armas usadas na chamada Guerra Híbrida, inclusive no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário