segunda-feira, 1 de junho de 2020

Um grande acontecimento




Em meio à pandemia do corona vírus 19, à crise econômica, à debacle das agendas do capital financeiro, que mergulharam centenas de milhões de assalariados, empresas e nações na maior catástrofe dos últimos oitenta anos, agravadas pela crise sanitária com dezenas de milhares de mortos, por enquanto, incentivada no Brasil pelo governo Bolsonaro ao se contrapor aos governadores, prefeitos, na defesa do isolamento social, a ofensiva de forças de inspiração fascista parecia absoluta.

Mas com a crise sanitária, o terremoto social e econômico que começa a mostrar sinais dramáticos, os segmentos alinhados ao Mercado financeiro, que auferem lucros fabulosos mesmo em tempos de covid 19, percebendo o esgotamento do governo federal, procuram, com a ligeireza que impõem os fatos, uma alternativa política sem o presidente Bolsonaro, porém mantendo as orientações neoliberais ortodoxas, entreguistas, antinacionais, contra a sociedade brasileira.

Para isso conta com o apoio da grande mídia “global” hegemônica, associada ao mesmo capital financeiro predador. Com o objetivo de entregar os anéis para ficar com os dedos, ou seja, continuar o butim contra uma grande nação, dilapidada, sofrida e ameaçada.

No entanto, existem os momentos estelares, singulares, na História. Aqueles que indicam uma viragem decisiva nos acontecimentos, como disse o grande escritor austríaco Stefan Zweig, que se exilou em Petrópolis, escapando das hordas nazistas durante a ascensão de Hitler.

O que se notava era a perplexidade da grande maioria da sociedade, atônita, frente à crise estrutural multilateral: econômica, social, política e, agora, sanitária, que se abate sobre o País.

Mas, eis que surge em São Paulo, e em vários lugares do País, esse tal momento singular que tanto narrou Stefan Zweig: a cara do povo nas ruas, através das torcidas de futebol, organizadas em defesa da democracia, contra o autoritarismo, as ameaças fascistas. Com a marca registrada de uma grande união social. Esse é o ponto principal.

Que elas sejam inspiradoras a todas as forças políticas que defendem a plena democracia, combatem a escalada autoritária de tipo fascista, propugnam pela retomada do desenvolvimento, sob as bases dos reais interesses do povo brasileiro e da nação, em um período dramático da nossa História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário