domingo, 9 de janeiro de 2011

Em 2011 centenário de Nelson Werneck Sodré



O grande historiador marxista, Nelson Werneck Sodré, completaria cem anos de idade em 2011. Para comemorar a data, um grupo de historiadores e intelectuais, juntamente com a filha do historiador, Olga Sodré, iniciaram um movimento sediado, simbolicamente, na cidade de Itu (SP), onde está sepultado.

A comissão formada na última quinta-feira (6), em Itu, em uma reunião realizada no Centro de Estudos do Museu Republicano pretende fomentar iniciativas locais e nacionais para comemorar a data, transformando 2011 no Ano Nelson Werneck Sodré. O objetivo é envolver entidades como a Academia Brasileira de Letras, a Biblioteca Nacional, o Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, departamentos de história das universidades brasileiras; foi anunciado também o breve lançamento de uma página eletrônica com informações sobre o historiador e sua obra, a maior parte dela esgotada.

Militar que sempre honrou o compromisso da defesa da soberania nacional e da democracia, historiador e intelectual que nunca mercadejou convicções, foi um dos fundadores na década de 1950 do influente Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB).

Autor de importantes obras sobre a história e cultura brasileiras, Nelson Werneck Sodré nunca abriu mão de suas posições políticas. Para esse grande brasileiro, aquele que não tem posição política não tem alma, como escreveu tantas vezes. É uma personalidade importante para aqueles que pensam o Brasil e almejam um país mais justo e soberano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário