quinta-feira, 2 de abril de 2015

A defesa da nação

Meu artigo publicado na Gazeta de Alagoas, no Vermelho, na Tribuna do Sertão, no Tribuna do Agreste, no Santana Oxente e no pcdobalagoas.org.br:


Nesses tempos da globalização financeira da Nova Ordem Mundial quando faz-se hegemônico um conjunto de ideias, normas, valores, conceitos impostos aos povos, a despeito das suas trajetórias Históricas, vale a pena fazer algumas reflexões.

De forma que nunca é demais lembrar a observação do historiador egípcio-britânico Eric Hobsbawm ao final da década de 90 passada em seu livro Era dos Extremos: um dos fenômenos mais lúgubres da atualidade é que as novas gerações estão sendo levadas a viver numa espécie de presente contínuo sem referência com o passado, mesmo o passado mais recente, e sem perspectiva em relação ao futuro.

Na verdade um dos fatores mais recorrentes da atualidade é o “não acreditar no progresso, o eclipse da ideia segundo a qual a História traça uma curva ascendente, o predomínio do Kulturpessimismus” associado ao fetiche extremado da mercadoria que por sua vez renova-se continuamente através das transformações científicas, tecnológicas gerando novas deificações mercadológicas.

Não é sem razão que a globalização financeira, midiática promove no mesmo período o esforço de procurar fazer desaparecer as relações das coletividades com suas identidades culturais, as permanências e renovações dos povos, que conferem aos indivíduos, comunidades sociais suas autênticas raízes.

Essa mídia hegemônica que é correia de transmissão da ideologia do pensamento único global subordinada à acumulação do capital financeiro rentista mundial tem sido responsável por uma agenda “cultural” que uniformiza os gostos, anseios das pessoas facilitando a difusão global das mercadorias.

A crise política nacional não pode ser compreendida extra mecanismos de ação do capital parasitário nem dos processos de dominação fartamente denunciados inclusive pelo ex-agente da CIA Edward Snowden: a tentativa de recolonização das nações autônomas especialmente os BRICS principais entraves à geopolítica draconiana dominante.

Assim o que urge ao governo Dilma e a todos segmentos patrióticos, democráticos é avançar no protagonismo em defesa da nação, das nossas cobiçadas riquezas continentais, a legalidade democrática, todas ameaçadas nesse cenário árido. A constituição da união das grandes maiorias que compõem a sociedade nacional em prol da soberania, do desenvolvimento do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário