segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Europa se prepara para uma década perdida


Segundo dados do gabinete da presidência da Comissão Europeia, o bloco europeu acumula perdas de 2 trilhões de euros desde 2008, equivalente a uma vez e meia o PIB brasileiro.

A União Europeia reviu suas projeções de crescimento e admite que pode levar uma década para recuperar os prejuízos da crise que somou em apenas três anos. As medidas exigidas dos governos europeus para seu resgate financeiro impõem cortes de gastos que impedirão o crescimento da economia e a geração de empregos. O desemprego somente voltará às taxas de 2007 no fim da década e o prazo previsto para que o continente recupere os prejuízos da recessão e estagnação atinge 2020.

Em contrapartida, com a crise dos países desenvolvidos, neste ano, o Produto Interno Bruto brasileiro medido em dólares deverá ultrapassar o do Reino Unido, segundo projeções do Fundo Monetário Internacional e das consultorias EIU (Economist Intelligence Unit) e BMI (Business Monitor International).

O PIB do Brasil deve alcançar US$ 2,44 trilhões, passando o do Reino Unido, de US$ 2,41 trilhões. Segundo as estimativas, até 2020 o Brasil terá passado todos os países europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário