quinta-feira, 7 de maio de 2015

O Mercado contra-ataca

Meu artigo publicado na Gazeta de Alagoas, no Vermelho, na Tribuna do Sertão, no Tribuna do Agreste, no Santana Oxente e no pcdobalagoas.org.br:


Não há como tapar o sol com a peneira, a crise estrutural capitalista, dos fundamentos do neoliberalismo hegemônico desde o final da década de 90 passada, continua através de grandes ondas cíclicas conduzindo os povos a uma processo de desestabilização profunda.

A catástrofe econômica global de 2008, deflagrada por via da bolha imobiliária do Mercado norte-americano, decorre da crise do capitalismo em que a acumulação financeira parasitária cresce de forma gigantesca, muito mais que a riqueza real produzida no mundo.

A desregulamentação das conquistas dos assalariados tem sido motivo de verdadeiros assaltos à mão armada há vários anos. A batalha dos trabalhadores brasileiros contra o Projeto da Terceirização é mais um capítulo dessa onda criminosa contra as grandes maiorias sociais.

Nos EUA, nunca pródigo em matéria de direitos sociais, mais destacadamente na Europa, os trabalhadores têm sido alvo de massacres: redução dos salários, cortes profundos nas pensões, aposentadorias, saúde, educação, conquistas adquiridas com muita luta especialmente nas décadas subsequentes à 2a Guerra Mundial.

No Brasil essa luta reflete um contínuo Histórico que motivou conspirações contra o governo João Goulart, sua deposição em 1964, e Getúlio Vargas em 1954 o qual recorreu à fatídica tática do suicídio para através de imensa mobilização social derrotar inimigos da nação que urdiam o golpe de Estado.

Ao longo da nossa História a luta social é associada ao aspecto central da defesa dos interesses, riquezas nacionais, sempre ameaçados, que impõe a urgência de um projeto de desenvolvimento factível.

A luta do povo brasileiro contra forças retrógradas é permanente, a ação antinacional adota táticas diversionistas com apoio da mídia oligárquica, com seus novos recursos cibernéticos, buscando atrair setores médios com vistas ao golpe.

O Brasil, integrante dos BRICS, atingiu patamar estratégico na geopolítica mundial. Com riquezas continentais, imensas reservas petrolíferas, tem sido alvo de desestabilizações pela reação interna e o imperialismo.

São questões decisivas o descortino político, ampla frente democrática, patriótica, um Projeto de Desenvolvimento Estratégico na reafirmação de nação protagonista, independente e solidária, em novo cenário global que se consolida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário