quarta-feira, 20 de março de 2019

Cavalo de Troia

Meu novo artigo, publicado também na Gazeta de Alagoas, Tribuna do Sertão e Tribuna do Agreste:


O portal de notícias da BBC de Londres para o Brasil publicou nesta quarta-feira 20 de março uma notícia reveladora: o IBOVESPA, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, bateu 100 mil pontos pela primeira vez na História.

Ainda segundo a BBC a economia real brasileira, no entanto, vem reduzindo as projeções de crescimento em 2019 para 2,01%, pelos relatórios do Banco Central do País. Como dizia o lendário detetive Sherlock Holmes, criado pelo escritor inglês Arthur Conan Doyle: para solucionar o caso siga a pista do dinheiro.

O capital financeiro, o rentista, está bombando como nunca no Brasil, enquanto os investimentos na produção continuam a níveis pífios, mas, por incrível que pareça, ainda é superior à previsão do crescimento econômico para a Comunidade Europeia, na marca de 1% para 2019.

Quer dizer, a economia, a produção de riquezas vai mal, mas a agiotagem legal vai muito bem obrigado, dizem eles.

Por que investir na produção industrial, comercial ou outra qualquer, se o dinheiro rápido na Bolsa de Valores do Mercado financeiro especulativo está subindo como um míssil balístico? Essa é a visão do super Ministro Paulo Guedes no governo do presidente Bolsonaro.

Mas a verdade é que esse também foi o rumo nos últimos 25 anos. O que variou, a mais ou a menos, foi a conjuntura econômica de cada época.

O que o senhor Paulo Guedes está fazendo é um aceno mais radical à especulação financeira.

Nesse período, os investimentos em ciência e tecnologia, em infraestrutura, transportes, na produção industrial, em educação tendo em vista a preparação de uma mão de obra qualificada, foram diminuindo substancialmente, à exceção de poucas áreas estratégicas como a nuclear, a aeronáutica via EMBRAER, na prospecção do petróleo através da PETROBRÁS.

Assim como a EMBRAPA, que alavancou a agroindústria como campo altamente competitivo, líder mundial de exportação na área. O setor industrial agrícola é o principal responsável pelos níveis de crescimento da economia brasileira.

O resultado dessas políticas desastrosas é que a taxa de desemprego em 2018 indicou mais de 12 milhões de pessoas sem trabalho. Mas esses números enganam porque aí devem ser incluídos o trabalho precário, o subemprego e aqueles que desistiram de procurar trabalho. No geral, deve atingir mais de 20 milhões de pessoas sem empregos estáveis.

O Brasil precisa de estratégias de crescimento econômico, investimento pesado em ciência e tecnologia de ponta, em infraestrutura geral, educação fundamental e especializada, fomentar a retomada de unidades industriais e criar outras mais, para que a nação entre de forma competitiva na economia global e consiga produzir elevados níveis de emprego e renda, atingir novos patamares de civilização.

Frente a essa encruzilhada dramática, setores políticos encontram-se envolvidos numa interminável, manipulada, Guerra Híbrida, fanatizada, inflada pela grande mídia, nas redes sociais, envolvendo Políticas Identitárias, autocentradas, narcisistas versus Conservadoras, regressivas e intolerantes com as minorias, mobilizando faixas da classe média e suas energias mentais.

Enquanto que quase 195 milhões de brasileiros, num total de 210 milhões, lutam pela sobrevivência em um País que precisa de um salto ao futuro. Um verdadeiro Cavalo de Troia para a nação e o povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário