sábado, 7 de maio de 2016

Uma vitória para a História: artigo de Aldo Rebelo, Ministro da Defesa, publicado no blog do Renato Rabelo



O DIA DA VITÓRIA

Um antigo ditado ensina que as guerras terminam por onde deveriam começar: pela paz. Mas há guerras que se fazem necessárias para deter agressões e prevenir um futuro sombrio, como foi o caso da Segunda Guerra Mundial, cujo fim comemora-se em 8 de maio.

Há 71 anos, o Dia da Vitória é celebrado como o triunfo da civilização sobre a barbárie do nazismo alemão e seus aliados. Ao custo de milhões de vidas, sofrimento, dor, desespero e toda sorte de privações, o maior conflito armado da história pode ser resumido na velha peleja entre o bem e o mal.

O Brasil orgulha-se da bravura dos pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) nos campos da Itália, onde tiveram atuação heroica em batalhas como as de Monte Castelo e Montese. A Força Naval e a Marinha Mercante pagaram um elevado tributo de sangue e contribuíram corajosamente para o esforço de guerra.

E a Jovem Força Aérea Brasileira brilhou nos céus italianos ao som do grito de “Senta a Pua!”. Nossa participação no conflito foi antecedida por uma campanha cívica que ganhou as ruas para pressionar o governo de Getúlio Vargas a decidir-se pelos aliados.

Já em agosto de 1942, depois do torpedeamento de navios brasileiros, rompemos com a Alemanha e a Itália, mas se dizia na época que era mais fácil uma cobrar fumar cachimbo do que o Brasil entrar na guerra.

Em 1944 a cobra fumou com a partida da FEB para a Europa. Em acordos de cooperação com os Estados Unidos, cedemos a base aérea de Natal, conquistamos a Companhia Siderúrgica Nacional como eixo da industrialização do pais e a Fábrica Nacional de Motores para aviões e caminhões.

Outra herança foi a consolidação da Força Área Brasileira. Com a derrota da Alemanha, Itália e Japão, a 8 de maio de 1945, o mundo iluminou-se numa das mais belas e comoventes festas já realizadas pela humanidade. O mal do nazi-facismo estava extirpado e abria-se uma era de reconstrução e de esperança na bem-aventurança para todos os homens de boa vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário