quinta-feira, 4 de junho de 2015

As pragas da Nova Ordem

Meu artigo publicado na Gazeta de Alagoas, no Vermelho, na Tribuna do Sertão, no Tribuna do Agreste, no Santana Oxente e no pcdobalagoas.org.br:


Apesar da grande revolução tecnológica ninguém em sã consciência consegue admitir que vivemos uma época de prosperidade civilizacional. Nem mesmo Cândido, o otimista personagem de Voltaire.

Ao contrário agravou-se a crise capitalista da nova ordem mundial cuja gênese pode ser indicada na década de 80.

A tragédia financeira imposta aos povos trouxe em consequência uma hegemonia imperialista distinta das épocas colonial e neocolonial que ensejaram as lutas de libertação nacional, social nos anos 70 do século XX especialmente no sudeste asiático e continente africano.

A governança imperialista fez-se de forma absoluta: militar, cultural, ideológica, financeira, midiática. Juntas constituíram uma espécie de ditadura do pensamento único para a maximização dos objetivos do Mercado rentista e dominação política mundial.

Mesmo com a emergência dos BRICS ainda vivemos uma fase de resistência, transição para outra ordem multilateral. E a ferocidade do status quo aumenta na proporção que viceja alternativa mais democrática e justa.

No entanto são cada vez mais expostas as sequelas da política de terra arrasada do reinado neoliberal que se assemelham a pragas espalhadas ao vento pelos continentes.

A violência urbana, social ou individual, por exemplo, deita raiz no tipo de civilização erigida nesses tempos. Não como decorrência natural do crescimento das cidades, aumento da população global. Trata-se de uma falácia.

As vagas errantes de imigrantes pelos mares da Europa resultam das intervenções imperialistas que varrem o Oriente, África, na pilhagem dos recursos naturais escorraçando populações inteiras como párias sem raízes, dinheiro, sem nome, sem idioma, desesperados.

A crise de 2008 aprofundou a debacle financeira inclusive das regiões ricas, Europa, EUA, gerando desemprego, precarização de conquistas trabalhistas, índices pífios de crescimento econômico global.

O terrorismo que assola o Oriente, Europa, vem da desestabilização de nações como Iraque, Líbia, Síria e vastas regiões, mas foram treinados, armados para os objetivos imperialistas.

A sociedade digital, imediatista, autocentrada, esconde em seu interior uma crise civilizacional sem precedentes, inclusive no Brasil, que deve ser superada com muita luta política, ideias renovadas de valor universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário