Em
1997 o Senado Federal resolveu publicar um livro sobre o que proeminentes
figuras nacionais pensavam como seria o novo milênio especialmente o século XXI
e a esse esforço de futurologia denominou “O livro das profecias”.
Entre
as dezenas de personalidades brasileiras convidadas estava o destacado
dirigente comunista João Amazonas que em seu texto declarou que o futuro não
pode desligar-se do passado, é do exame crítico dos tempos que vão ficando para
trás que surgem as indicações, às vezes precisas, das perspectivas vindouras,
dos rumos históricos.Desenvolvendo o seu ponto de vista o então presidente nacional do PCdoB alertou que o século XXI seria o cenário de uma grande batalha, que já se encontrava presente no seio da sociedade humana, entre o novo que procura abrir caminhos ao progresso social e o velho que resiste a desaparecer utilizando-se para tanto de todos os meios, pacíficos ou violentos.
João Amazonas, experiente pensador político, disse que as massas iriam levantar-se contra esse sistema brutal mas que inicialmente iam carecer de perspectivas claras contra o neoliberalismo, seus aparatos ideológicos, como a grande mídia global.
Afirmava que no começo do século XXI haveria luzes e trevas, mais trevas que luzes, depois o quadro se inverteria e a humanidade viveria tempos de grandes esperanças.
Hoje as lutas nacionais, populares vão encontrando novas formas de resistência erguendo contrapontos à hegemonia neoliberal como o surgimento dos BRICS, contra seus aparelhos militares, ideológicos, políticos ao tempo que recrudesce a crise estrutural capitalista, a violência imperial por todo o planeta.
E como a consciência política do povo brasileiro é o grande inimigo a ser derrotado pelo rentismo e o pensamento único do mercado, vem sendo imposto à sociedade algo requentado já diagnosticado como “a sociologia do desgosto com o Brasil”, um eterno olhar colonizado, dependente, o transplante mecânico de fórmulas acadêmicas vindas da Corte.
Que rejeitam o estudo, a compreensão da realidade nacional, suas várias peculiaridades regionais, riqueza cultural, onde o protagonismo do processo civilizatório brasileiro seria um grande desvio porque nega as teses importadas. Por isso, e muito mais, as “profecias” realizaram-se, a luta é mesmo gigantesca.
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