sexta-feira, 27 de julho de 2012

Os demônios de um império

Meu artigo publicado na Gazeta de Alagoas, no Vermelho, na Tribuna do Sertão, no Almanaque Alagoas, no Tribuna do Agreste e no Santana Oxente:


O assassinato de doze pessoas, além de mais de trinta feridos, no estado norte-americano do Colorado durante a sessão de um novo filme de Batman, transformou-se em um trágico acontecimento mundial repercutido intensamente pela mídia internacional.

Esse tipo de manifestação de insanidade total associada a mortes em série já se materializou como rotina na sociedade americana há algum tempo e revela graves sinais de uma patologia social que se generalizou por todos os Estados Unidos.

Que não se explica só pelo fato de que qualquer pessoa nos EUA pode adquirir e receber pelo correio um fuzil metralhadora AR-15 último modelo, o que já é um absurdo, utilizado pelos marines em suas incursões invasoras por quase todos os continentes do planeta.

Na verdade a parte lúcida da sociedade norte-americana encontra-se encurralada há muito tempo, especialmente o universo cultural, e em seu lugar entronizou-se uma concepção majoritária, absoluta, de sociedade militarizada nos menores detalhes.

Quem se dá ao trabalho de observar a profusão de milhares de enlatados produzidos pela indústria do cinema nos Estados Unidos que passam tanto nas salas de cinema quanto na televisão percebe facilmente o incrível grau de alienação a que é induzida a população daquele país e ao mesmo tempo o alto estágio de paranoia, distorção da realidade, delírio coletivo a que ela vem sendo submetida.

Além disso, sua mídia que tem alcance global hegemônico é parte de um poderoso complexo de propaganda dos seus interesses e do grande capital financeiro internacional que determina os rumos de suas políticas interna e externa, tecendo invariavelmente uma versão particular, falsa sobre os fatos isolando, paradoxalmente, os cidadãos norte-americanos do mundo real.

Esses veículos ideológicos de difusão dos EUA ajudaram a aniquilar os valores pioneiros da sua fundação, exportaram em escala planetária uma gama de conceitos distorcidos, hipocrisias, medos, além do tal "destino manifesto" impondo às nações uma "civilização" centrada à sua semelhança.

Um império em crise econômica, brutalmente endividado, mas que possui atualmente um orçamento militar superior a todos os países da Terra juntos. Um Estado em guerra permanente contra o mundo agindo como se vivesse um pesadelo recorrente onde terríveis demônios interiores assumem dimensão real e o aterrorizam continuamente, indefinidamente.

Um comentário:

  1. SE TODA PESSOA REVOLTADA COM O MUNDO SAIR PLANEJANDO E MATANDO AS PESSOAS SERÁ TERRIVEL. POIS ACREDITO QUE TODOS SOFREM UM POUCO COM SEUS FANTASMAS, PORÉM TEMOS QUE PEDIR SABEDORIA A DEUS E EQUILIBRIO SEMPRE. SOMOS SERES HUMANOS E NÃO ASSASSINOS. A MODA AGORA É DIZER QUE " ELE É ESQUIZOFRENICO " ENGRAÇADO É QUE PARA A MEDICINA NÃO HÁ PESSOAS RUINS E TÃO POUCO MÁ. TODAS SÃO DOENTES MENTAIS QUANDO ACONTECE UM GENOCÍDIO OU OUTRO TIPO DE CRIME. ATÉ QUANDO ISSO?

    mczmonteiro@hotmail.com

    ResponderExcluir