terça-feira, 29 de novembro de 2011

Eric Hobsbawm: Como mudar o mundo – Marx e o marxismo

O historiador Eric Hobsbawm, autor de Era dos Extremos e tantos outros títulos lança seu último livro, Como mudar o mundo – Marx e o marxismo, 1840-2011, uma seleção de conferências, ensaios e artigos escritos ao longo de mais de cinco décadas.

Mundialmente consagrado pela série de ensaios sobre a história dos séculos XIX e XX, Eric Hobsbawm tem sido um incansável divulgador do legado intelectual de Karl Marx (1818-83). Nesta coletânea dos momentos mais significativos de sua visão sobre Marx e o marxismo, o autor reafirma o papel central do filósofo, sociólogo e jornalista alemão em sua prolífica carreira de historiador e militante socialista.

Como assinala Hobsbawm, desde a publicação de O manifesto comunista (1848) poucos autores têm sido tão decisivos na história do pensamento como Marx. A obra marxista, de influência comparável somente a de gigantes como Darwin e Einstein, inspirou transformações políticas, sociais e econômicas de alcance planetário, e continua a ser estudada e admirada por sua engenhosa anatomia da luta de classes e das fragilidades do sistema capitalista.

Hobsbawn reconhece na atual crise sistêmica das finanças globalizadas uma confirmação quase profética da crítica de Marx às contradições insolúveis do capitalismo. O historiador aponta caminhos para o marxismo no século XXI, destacando o poder visionário das teses dos fundadores do “socialismo científico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário