domingo, 2 de outubro de 2011

O homem que engarrafava nuvens

Humberto Teixeira, o Doutor do Baião



Em outubro de 2008 estreou "O homem que engarrafava nuvens", documentário de Lírio Ferreira sobre Humberto Teixeira que conta a história desse excepcional artista brasileiro.

Quando se ouve o famoso baião Asa Branca, todo mundo lembra imediatamente de Luiz Gonzaga, o rei do baião. Pouca gente sabe que o popular compositor de Exu (PE) teve um parceiro, nesse e em muitos outros sucessos que estão na boca do povo há décadas pelo Brasil afora - caso de Assum Preto, Juazeiro, Paraíba e Qui nem Jiló. Esse parceiro se chamava Humberto Teixeira que além de letrista inspirado, também foi advogado e deputado federal.

Conhecido como "Doutor do Baião", Teixeira notabilizou-se pela defesa dos direitos autorais dos músicos e pela divulgação internacional dos ritmos nacionais, através de uma lei de 1958 que levou o seu nome e fomentou a organização de caravanas anuais de música popular brasileira no exterior, entre os anos 50 e 60.

Humberto Cavalcante Teixeira nasceu em 05 de janeiro de 1915, em Iguatu, centro-sul do Ceará, no semi-árido nordestino. Sobrinho do maestro cearense Lafaiete Teixeira, desde criança interessou-se por música. Estudou bandolim em Iguatu, e fez secundário em Fortaleza, onde começou a aprender flauta com o maestro Antônio Moreira, da Orquestra Majestic. Aperfeiçoando-se no instrumento com seu tio Lafaiete, aos 13 anos teve sua primeira composição editada, Miss Hermengarda. Dois anos depois, deixou a capital cearense para fixar-se no Rio de Janeiro, com o objetivo de estudar medicina. Na então capital federal, continuou compondo regularmente e tendo suas músicas editadas.

Em 1934, seu samba Meu Pedacinho ficou em quinto lugar no concurso carnavalesco de sambas e marchas da revista O Malho, classificando-se ao lado de Ary Barroso, Ari Kerner, Índio, Capiba, José Maria de Abreu e outros nomes consagrados. Mas essa vitória não foi suficiente para que Teixeira alcançasse gravação. Continuou compondo suas valsas, toadas, "modas" e canções, todas editadas para piano por A Guitarra de Prata.

Acabou desistindo da medicina e optando pelo direito e em 1943, diplomou-se pela Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro, passando a exercer advocacia, paralelamente às atividades musicais. Seu primeiro êxito em gravação foi Sinfonia do Café (com Lírio Panicali), feita especialmente para Muiraquitã, espetáculo encenado no Teatro Municipal. Lançada por Déo na Continental, a Sinfonia do Café, que ocupava as duas faces do 78 RPM, abriu caminho para a gravação de outras composições de Humberto Teixeira, algumas de grande sucesso na época: Deus Me Perdoe (Ciro Monteiro), Só uma Louca Não Vê (Orlando Silva), Meu Brotinho (Francisco Carlos) e Natalina (Quatro Azes e Um Coringa).

O fim da Segunda Guerra indiretamente trouxe uma avalanche de músicas norte-americanas ou importadas pelos Estados Unidos e despejadas em todo o mundo, sobretudo no Brasil. O fenômeno, aliás, é de fácil compreensão quando se analisa o fato de que os Estados Unidos saíram da segunda grande guerra como país vitorioso e em fase de expansão mundial, que era feita pela exportação internacional em massa de seu poderoso parque industrial, atrás do qual vinha a indústria da diversão. A indústria do lazer representava a consolidação cultural norte-americana no mundo dos filmes: os filmes, os discos e a música popular, com todos os seus modismos, ainda mais sedutores pelas engenhosas campanhas de marketing com que eram promovidos.

Mas, "por uma questão de predestinação", como sempre dizia Humberto, um dia o destino o aproximaria de Luiz Gonzaga para, juntos, lançarem o baião, como afirmação de uma cultura nacional mais ligada às fontes telúricas do Brasil. Em 1945 Luiz Gonzaga estava à procura de um letrista que se interessasse pelos ritmos nordestinos, pouco conhecidos no restante do país. Luiz resolveu procurar um parceiro nordestino, Lauro Maia, de quem conhecia algumas composições gravadas pelos Quatro Azes e Um Coringa, também cearenses. Maia, com muita modéstia escusou-se de tomar parte na iniciativa proposta por Luiz, mas indicou-lhe um cunhado (Lauro Maia era casado com uma das irmãs de Humberto, Djanira Teixeira) que poderia ajudá-lo: Humberto Teixeira. Recém-formado pela Faculdade Nacional de Direito, Humberto ensaiava, paralelamente às atividades musicais, os primeiros passos de advogado, num escritório da Av. Calógeras, no centro do Rio. E foi lá, numa tarde de agosto de 1945, que recebeu o moreno simpático, de cabeça chata e sorriso rasgado, buscando um parceiro para a empreitada de lançar no Rio a autêntica "música do norte".

Do longo papo que se prolongou noite adentro, surgiram os primeiros compassos de Pé de Serra, e a "sanfonização" de uma linda peça que viria a se tornar a imortal Asa Branca (esta música foi considerada, recentemente, como a segunda música popular mais bonita do século, atrás de Aquarela do Brasil). O mais importante daquele encontro, porém, foi o comum acordo a que chegaram a respeito do baião: entre os inúmeros ritmos nordestinos, aquele era o mais "estilizável" e "urbanizável". O mais apropriado, portanto, em suas características e tipicidade, para lançamento da campanha musical que os dois resolveram deflagrar a partir daquele momento.

Assim nasceu o Baião ("Eu vou mostrar pra vocês como se dança um baião..."), primeiro desse gênero gravado em todo o mundo. Numa batida uniforme do princípio ao fim ("feito pra dançar"), o baião de Humberto e Luiz substituía os instrumentos originais (viola, pandeiro, botijão e rabeca) pelo acordeon, triângulo e zabumba. Resultado: uma melodia singela, com versos simples e impregnados de modismos tipicamente nordestinos.

Foi uma revolução. A música popular brasileira, que então oscilava entre o samba-canção e os ritmos importados dos Estados Unidos, foi surpreendida por algo completamente novo e gostoso, o baião, que deu uma sacudida em quatro séculos de nossa música. Houve, a partir daí, uma mudança de rumos da MPB. O ritmo buliçoso e descontraído do baião, com todo o Nordeste dentro dele, através de suas histórias e de seu povo, foi a moldura ideal para os êxitos de Luís Gonzaga e Humberto Teixeira.

Mas de todas as músicas compostas em parceria com Luiz Gonzaga uma viria a obter repercussão tal que vararia as décadas e se incorporaria às canções dos corações brasileiros. A toada Asa Branca teve êxito em todo o Brasil (1947), sobretudo no Nordeste, onde se transformaria em hino dos sofrimentos da população vitimada pela seca.

Humberto Teixeira foi eleito três vezes consecutivas o melhor compositor do Brasil pela crítica especializada do Rio de Janeiro. Criou programas geniais na Rádio Nacional, dentre eles "No mundo do Baião", em parceria com Zé Dantas, onde conquistava um espaço definitivo para a música nordestina.

Por 1950 desfez a parceria, depois de eleito deputado federal, tendo obtido votação maciça no Ceará, após campanha apoiada por seu trabalho musical com Luís Gonzaga. Foi batalhador incansável pela consolidação dos Direitos Autorais, até então inexistentes. Em 1958 conseguiu a aprovação, pelo Congresso Nacional, da Lei Humberto Teixeira, para a formação de caravanas artísticas de divulgação da música popular brasileira no exterior. A primeira delas foi no mesmo ano para a Europa, integrada pelo conjunto Os Brasileiros, do qual faziam parte o Trio Iraquitã, os instrumentistas Abel Ferreira, Sivuca, Pernambuco, Dimas e o maestro Guio de Morais, apresentando-se em várias capitais. Seguiram-se várias caravanas, até 1964, sempre dirigidas por ele, que se tornou compositor internacionalmente conhecido, com obras gravadas em vários idiomas.

Para ver mais: http://iguatu.net/novo/wordpress/?p=19445

http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_humberto_teixeira.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário