quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Narcisistas da informação – uma discussão sobre as redes sociais


Texto da jornalista Lúcia Guimarães no Estadão comenta o artigo de Neal Gabler publicado num suplemento de domingo recente do New York Times. Diz ela que o artigo, sob o título A Elusiva Grande Ideia, lamenta que a Era da Informação tenha nos transformado em acumuladores de fatos e não pensadores.

Segundo Lúcia Guimarães o diagnóstico feito por Gabler é difícil de contestar. Ele descreve o narcisista da informação, a pessoa consumida pela auto-referência, com sua visão de mundo filtrada pela mídia social. É uma pessoa hiperantenada. Ao longo de um dia o narcisista da informação vai consumir fatos como: o amigo de Facebook no Sri Lanka passeia com o cachorrinho; um jovem sírio convocou um protesto pelo Badoo; um seguidor no Twitter acabou de compartilhar uma foto de Jennifer Anniston beijando o namorado num bar de Santa Mônica; George Clooney pede doações para combater a fome na Somália no YouTube. Ele é um falso cidadão do mundo porque adquirir informação sobre estranhos não é o mesmo que articular a compreensão do que não é familiar. O repertório desse homem informado daria vários sambas-enredo compostos por Stanislaw Ponte Preta, nos moldes do politicamente incorreto Samba do Crioulo Doido.

Acrescenta a jornalista – a comunicação fragmentada é antítese da gestação de grandes ideias. Afirma que estamos tão prostrados sob o peso da enxurrada de informação que, depois do esforço para recolher tantos fatos inúteis, não temos fôlego para tolerar desafios.

Destaca ela: “a era digital nos libertou para a ignorância bem informada. Tal como o personagem Chance, de Peter Sellers, em Muito Além do Jardim, que vivia em isolamento sob uma dieta de televisão, podemos impressionar nossos interlocutores regurgitando pensamentos não processados”.

As implicações sociais de um mundo que desdenha grandes ideias são enormes, sugere Neal Gabler, porque "as ideias não são apenas brinquedos intelectuais. Elas têm efeitos práticos".

Para ler o texto na íntegra: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,narcisistas-da-informacao,761799,0.htm

Um comentário:

  1. Muito interessante! Realmente, possuir informações não significa saber conjuga-las, interpretá-las nem construir novas idéias.

    Textos sempre muito bons! deixo aqui a sugestão de incorporar ao blog a feramenta de compartilhamento nas redes sociais, para que possamos fazer circular mais essas informações rsrsrs

    abraço!

    ResponderExcluir