sábado, 1 de janeiro de 2011

O fenômeno e os imensos desafios

Meu artigo publicado na Gazeta de Alagoas, no Vermelho, na Tribuna do Sertão e no Santana Oxente:



O presidente Lula encerra os seus oito anos de governo batendo o recorde mundial de popularidade com 87% de aprovação ao seu desempenho pessoal e 83% de reconhecimento ao governo.

Através de um crescimento econômico substancial e persistente o Brasil viu em suas duas gestões o surgimento de um novo País com uma forte geração de emprego e renda, possibilitando a emergência de dezenas de milhões de brasileiros ao mercado de trabalho formal.

Com isso, surgiu uma nova classe média que por sua vez dinamizou a economia fazendo com que o desenvolvimento industrial e comercial se expandisse como nunca.

Além do crescimento econômico sistemático, o acesso ao crédito fácil a milhões e milhões de pessoas facilitou e impulsionou a produção de bens que por sua vez retroalimentou mais ainda o mercado interno, possibilitando que a nação pudesse atravessar a crise econômica internacional sem recessão e sem sacrifícios.

Esse fato marcante indicou ao povo brasileiro que o governo Lula estava e continuou no caminho certo. A política externa independente conduziu os rumos de um Estado soberano e alinhado aos objetivos geopolíticos das nações emergentes, integrando-a em uma agenda propositiva no cenário da diplomacia mundial.

E isso alavancou o presidente Lula como uma grande referência internacional e mais ainda, na medida em que essa figura é um operário sem formação universitária e oriunda dos confins do sertão nordestino.

Os programas sociais do seu governo retiraram da fome e pobreza absoluta outras tantas dezenas de milhões de compatriotas, o que, mais uma vez, incentivou a aquisição de bens elementares e se transformou, igualmente, em fortalecimento do mercado interno, fazendo com que a roda da economia girasse mais e mais.

A linguagem direta, sem os rebuscamentos típicos do mundo acadêmico, fez com que houvesse uma identificação quase automática e perfeitamente compreensível do seu pensamento com as mais amplas camadas da população.

Com a primeira presidenta do País, Dilma Rousseff, cabe ao povo brasileiro continuar em busca de uma nação cada vez mais soberana, próspera e economicamente desenvolvida.

Os desafios continuam imensos, principalmente em educação, saúde, infra-estrutura, nas desigualdades sociais e regionais e na renda concentrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário