sexta-feira, 25 de junho de 2010

Lula com as vítimas da tragédia em Alagoas


Nesta quinta-feira, depois de visitar o estado de Pernambuco, o presidente Lula veio a Alagoas, sobrevoou várias cidades atingidas pela força das águas e visitou a cidade de Rio Largo.


(Foto de Marcelo Albuquerque, fotógrafo da Gazeta de Alagoas, publicada em sua edição de hoje)


Lula quebrou o protocolo e fez questão de ir até um dos bairros mais atingidos pela catástrofe. O presidente evitou o forte aparato de segurança que sempre acompanha os deslocamentos da presidência, e percorreu a pé a área do bairro de Vila Angelita, onde os moradores trabalhavam na recuperação e limpeza de residências que não haviam sido destruídas pela enchente. O presidente Lula caminhou sobre os escombros das residências destruídas e fez questão de falar com pessoas que pediam sua ajuda para reconstruir casas e deixar o local.

Durante sua caminhada, Lula recebeu aplausos e gestos de carinho das pessoas. Lula entrou em casas que não haviam sido totalmente destruídas e conversou com as pessoas, emocionado com o drama vivido por elas.

Na Escola Municipal Evandra Carneiro, onde estão alojados mais de 240 desabrigados, Lula quebrou o protocolo mais uma vez e segurou o microfone para que uma mulher, muito nervosa, pudesse relatar com mais tranquilidade o drama daquelas famílias.

Lula que veio acompanhado de oito ministros, declarou todo o apoio de seu governo, anunciou o repasse imediato de mais 275 milhões de reais para cada um dos estados de Alagoas e Pernambuco, para ações de socorro às vítimas, reconstrução de casas, prédios públicos e de infraestrutura nos municípios atingidos. Além disso o presidente liberou 1 bilhão em crédito para a recuperação de estabelecimentos comerciais e industriais e recursos do Ministério da Saúde, de 27 milhões para Alagoas e 21 milhões para Pernambuco, para que seja iniciada a construção de unidades de saúde.

Reunido com os prefeitos, os governadores dos dois estados e seus ministros no auditório do aeroporto Zumbi dos Palmares, Lula se emocionou e chorou ao ouvir o relato da prefeita de Branquinha, Renata Freitas, sobre a calamidade vivida pelo povo do município. Lula garantiu a liberação rápida das verbas e sem burocracia, face à óbvia falta de estrutura de Alagoas e Pernambuco para enfrentarem a situação.

Um comentário:

  1. Que bom que temos um presidente de carne e osso, sertanejo nordestino que reacendeu a chama da esperança de um povo. Graças a ele as cores de nossa bandeira pintaram nossos corações e o orgulho de ser brasileiro.

    ResponderExcluir